Vinhos frescos e leves seguem em alta nas prateleiras e são alternativas estratégicas para diferentes momentos, como festas e para acompanhar refeições
Existem muitos modismos e potenciais preferências no mundo do vinho, que mudam rapidamente e são difíceis de acompanhar. Mas, entre as tendências mais consolidadas para 2025, já é possível observar a prevalência de vinhos mais leves e frescos, além de tintos de castas como Gamay, Pais, Garnacha de pouca extração, Grignolino, Dolcetto de pouca extração e Alvarelhão. Também há destaque para vinhos tipo “Palhete” – feitos de uvas tintas e brancas vinificadas juntas, que resultam em bebidas com leveza que acompanham a refeição sem pesar e que a qualquer momento caem bem, especialmente mais refrescados.
Acredito ainda que a onda dos orgânicos, biodinâmicos e naturais se solidificará no Brasil, como já aconteceu na Europa e nos Estados Unidos, onde deixaram de ser moda para serem tendência e se estabeleceram como premissa de consumo sustentável, especialmente entre o público mais jovem.
E os vinhos com Álcool Zero devem ganhar seu espaço, principalmente como opção para aqueles com problemas em consumir bebidas alcoólicas e que gostariam de estar mais inseridos nos contextos sociais e festivos – além, claro, daqueles que são “escalados” para dirigir e podem ainda participar de forma menos constrangedora do que bebendo refrigerante. Inclusive, já existem boas opções dessa categoria, como rótulos da Freixenet, Salton e Aurora – com ênfase para os espumantes, que são mais parecidos com os originais.
Listo, abaixo, vinhos que incorporam bem as tendências deste ano:
Clemens Busch VDP. Grosse Lage Marienburg Fahrlay Riesling Auslese – Biodinâmico com 7,5% de álcool na Premium Wines
Molitor Ockfener Bockstein Riesling – Biodinâmico de 9% de álcool na Weinhaus Exzellenz
Stefan Vetter Müller Thurgau – Natural de 9,5% de álcool na Natural Vinci
Selbach-Oster Sonnenuhr Auslese – Com 8,5% de álcool na Mistral
Hochheimer Kirchenstück Riesling Spätlese Trocken – Com 9% de álcool na Mistral
Bernkasteler Badstube Riesling Kabinett – Com 8% de álcool na Mistral
Moscato d’Asti Moncalvina – 5% de álcool na Mistral
Saravá Loureiro – Natural do Minho com 10% de álcool na Cellar
Phaunus Palhete da Aphros Wine – Biodinâmico com 10% de álcool na Cellar
Aphros Ouranos de Alvarelhão – Biodinâmico com 10,5% de álcool na Cellar
0 comentários