Pela primeira vez na história, total de passageiros transportados em voos domésticos e internacionais supera a barreira simbólica dos 10 milhões, e as empresas de aviação se preparam para deixar para trás essa marca, com novos voos
Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o setor aéreo brasileiro alcançou um marco em março: pela primeira vez na história a aviação civil brasileira ultrapassou 10,2 milhões de passageiros transportados, considerando voos nacionais e internacionais — um aumento de 8% comparado ao mesmo mês de 2024.
No primeiro trimestre de 2025, foram mais de 23,7 milhões de passageiros embarcando nos voos domésticos pelo Brasil. Apenas em março, foram 8 milhões de viajantes, representando um crescimento de 6% em relação ao ano anterior. O Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos) foi o mais movimentado, com mais de 2,2 milhões de passageiros, seguido por Congonhas e Brasília.
A perspectiva é que essa marca de 2 milhões de passageiros internacionais seja deixada bem para trás nos próximos meses. Várias companhias aéreas estão colocando em operação novos voos para o Brasil, e a Qatar Airways é um exemplo disso. Ela já opera dois voos diários entre São Paulo e Doha, mas a partir deste mês terá três voos nessa rota com saída de Guarulhos às segundas, quartas, sextas e domingos. No total, serão 18 operações semanais.

foto divulgação
Empresas como Iberia, Turkish Airlines, Tap, Sky e Copa Airlines ampliaram recentemente seus voos para o Brasil, e as brasileiras Azul, Gol e Latam também vêm expandindo sua presença internacional: a Azul estreando voos para Madri (Espanha) e Porto (Portugal); a Latam operando mais frequências para destinos como Milão (Itália) e Lisboa (Portugal) e a Gol com novos voos para Córdoba (Argentina), Caracas (Venezuela) e San José (Costa Rica).
Radar
Boletim
Uma pesquisa mediu a satisfação dos passageiros em aeroportos brasileiros no primeiro trimestre de 2025. Mais de 25 mil pessoas foram ouvidas para essa avaliação. Entre os aeroportos de grande porte, Brasília obteve a melhor nota: 4,54 numa escala de vai de 1 a 5. Congonhas ficou em 2º lugar com 4,51, seguido por Guarulhos com 4,49. Na categoria de médio porte, Curitiba liderou com 4,42, seguido por Fortaleza (4,41) e Recife (4,40).
Bumbódromo
Para atender quem vai participar do Festival Folclórico de Parintins, a Azul coloca 196 voos extras entre Manaus e a “Ilha da Magia” entre 25 de junho e 1º de julho, ou 28 operações por dia, totalizando cerca de 13 mil assentos. Os voos serão realizados com aeronaves ATR 72-600 da Azul e Cessna Grand Caravan da Azul Conecta, com capacidade para 70 e 9 passageiros, respectivamente. Além disso, a Azul vai incrementar em sua malha para Manaus, com voos vindos de Campinas, Recife e Belo Horizonte.
Efeito laranja
As medidas anti-imigração e os atritos diplomáticos com parceiros de longa data fizeram a demanda por voos para os Estados Unidos ficar bem mais fraca nesses primeiros meses de 2025. E essa baixa procura se refletiu nos preços das passagens aéreas, que só em abril tiveram uma queda média de espantosos 7,9% em relação a 2024, segundo o Consumer Prices Index, indicador calculado pelo BLS (Bureau of Labor Statistics).
0 comentários