Em Congonhas, índice de pontualidade teve melhora expressiva, vias de acesso e desembarque foram reorganizadas, área do Raio-X ganhou mais canais de inspeção e aeroporto inaugurou novas lojas e restaurantes. Construção do novo Terminal de Embarque, que terá 105 mil m2, começa em janeiro
Em outubro, a gestão da Aena no Aeroporto de Congonhas completou um ano, com uma série de melhorias operacionais, da segurança e de conforto aos passageiros.
Quando assumiu Congonhas, o índice de pontualidade de voos no aeroporto era algo em torno de 65%. Em junho e julho deste ano, a consultoria Cirium classificou o aeroporto como o mais pontual do mundo na categoria Grandes Aeroportos, com pontualidade acima de 86%. E as trocas de portão foram reduzidas a menos da metade do que era praticado no início de 2023.
A nova gestão inaugurou um novo bolsão e uma nova área de embarque em carros de aplicativos, que melhorou organização do tráfego viário local. Além de mais comodidade, as mudanças reduziram significativamente o tempo de espera do passageiro e o trânsito nas vias internas do aeroporto.
O terminal ainda ganhou mais dez opções de alimentação e compras. Em breve, terá também um novo marketplace e duas grandes salas VIP. A sala de embarque principal teve um incremento da oferta de assentos e ganhou novos pontos de energia (tomadas).
As equipes de vistoria no Raio-X foram ampliadas, assim como o horário de funcionamento e o número de canais de inspeção, que devem passar de 10 a 16 até o final do ano. E, para completar, as obras de ampliação da sala de embarque remoto e de reforma de 12 banheiros já começaram, assim como a readequação do sistema de climatização, que inclui a substituição de equipamentos antigos, com mais de 60 anos.
Até 2028, a previsão é que mais de R$ 2 bilhões sejam investidos para a modernização do aeroporto, incluindo a construção de um novo terminal de passageiros, com 105 mil metros quadrados de área. Essa, a propósito, é uma grande obra que terá início já em janeiro de 2025.
Radar
Retomada gaúcha
Após 170 dias de interdição por causa dos danos causados pelas torrenciais chuvas de maio, o Aeroporto Salgado Filho voltou a operar parcialmente no final de outubro, conforme o planejado, com apenas 70% de sua capacidade e apenas com voos domésticos. A partir de dezembro, está previsto o retorno dos voos internacionais para Buenos Aires, Montevidéu, Santiago, Lima e Cidade do Panamá. E a recuperação plena da oferta de assentos nos voos saindo e chegando a Porto Alegre só deve ocorrer em abril ou maio de 2025.
Sem trânsito
Era para ser em abril, depois ficou para a agosto e aí o início das operações foi adiado para “o segundo semestre”, mas agora parece que vai. O trenzinho peoplemover que conecta gratuitamente a estação da CPTM aos terminais 1, 2 e 3 do aeroporto de Guarulhos finalmente deve ser inaugurado em dezembro.
Conexión directa
Desde outubro, a empresa low cost Flybondi opera voos de Guarulhos e do Galeão para o Aeroparque Jorge Newbery, terminal localizado a menos de 5 km do centro de Buenos Aires e a menos que isso de bairros como Palermo e Recoleta. Do Rio, o voo diário parte sempre às 10h05, e de São Paulo a frequência diária decola às 3h35 da madrugada. A companhia argentina segue oferecendo também voos diários de SP e do Rio para o aeroporto de Ezeiza, que fica a pouco mais de 30 km da capital portenha.
0 comentários