A cultura organizacional é central para o bom desempenho de empresas no mercado

por | jan 16, 2025 | Coluna, Ideias, Negócios, Pessoas & Ideias | 0 Comentários

A cultura organizacional é um dos principais pilares para o sucesso e a competitividade das empresas, fortalecendo a gestão de equipes e o desenvolvimento de líderes

Cultura organizacional é o conjunto de comportamentos encorajados, desencorajados e tolerados ao longo do tempo nas organizações. Essas condutas são orientadas por elementos estruturais, conceituais e, principalmente, pelo comportamento dos líderes. Em um contexto em que os processos, a tecnologia e até mesmo os recursos financeiros são acessados de modo cada vez mais fácil, a cultura de uma organização é um dos principais pilares para o sucesso e a competitividade das empresas.

Em 2025, novas tendências prometem transformar esse cenário, impulsionando mudanças significativas nas relações de trabalho e nos ambientes corporativos. Recentemente, a Gartner – empresa de consultoria fundada em 1979 por Gideon Gartner – divulgou os resultados de sua pesquisa anual sobre as principais prioridades de Recursos Humanos. Os insights obtidos podem servir como base para a elaboração de planos estratégicos, alinhando-os às demandas futuras das empresas.

 

foto Kerkez / iStockphoto

 

Analisando o top 5 do estudo, há destaque para o “Desenvolvimento de Líderes”, em que o treinamento da liderança continuará sendo essencial, uma vez que o mundo dos negócios está em constante transformação e a atualização é uma exigência. Já em relação à “Cultura Organizacional”, a prioridade é a implementação de projetos estratégicos de cultura organizacional e a capacitação contínua dos profissionais de RH, integrando a cultura de forma eficaz aos subsistemas de gestão de pessoas.

O quesito “Planejamento Estratégico da Força de Trabalho” também apareceu na pesquisa, evidenciando que o planejamento estratégico da força de trabalho vai além da simples contagem de pessoal e o desenvolvimento de competências é necessário. Já sobre “Gestão de Mudanças”, os líderes de RH e gestores de cultura organizacional devem priorizar processos bem estruturados, capacitando equipes para administrar, desenhar e monitorar processos que são prioridade.

Por fim, “Tecnologia para RH” remete à necessidade de que líderes concentrem esforços no valor agregado da tecnologia, não apenas como ferramenta operacional, mas como aliada na construção da cultura organizacional.

*Eunápio Feitosa é especialista em cultura organizacional e consultor da DHEO Consultoria.

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