Tradicional concurso Comida di Buteco completa um quarto de século e inicia mais uma edição que promete fazer história
No ano 2000, Belo Horizonte presenciava o nascimento de um concurso dedicado ao resgate dos “butecos” familiares e da cozinha de verdade, que foi um verdadeiro marco para esse segmento gastronômico em todo o país. Hoje, o Comida di Buteco está totalmente estabelecido, com 27 circuitos abrangendo cerca de 50 municípios de norte a sul, em todas as regiões.
Ao longo de mais de duas décadas de história, a competição acumulou números impressionantes: foram cerca de 10 milhões de votos, quase 5 milhões de visitantes, mais de 10 mil butecos participantes e mais de R$ 2,5 bilhões de impacto na cadeia produtiva. A edição de 2024 bateu os recordes de 150 mil turistas presentes nos circuitos e mais de 13 mil empregos gerados. O grande campeão nacional foi o Bar Peixaria Divina Providência, do Rio de Janeiro, com o petisco “O Início” – um bolinho de moqueca com bacalhau, acompanhado de um pesto de azeitona preta.

Petisco “O início”, campeão da edição 2024, do Bar Peixaria Divina Providência, no Rio de Janeiro – foto Rodney Costa
Este ano, o Comida di Buteco tem um gostinho ainda mais saboroso, pois tem como tema os 25 anos do concurso. De 11 de abril a 11 de maio, o público é convidado a participar dessa grande eleição nacional envolvendo mais de 1.100 estabelecimentos. Na dinâmica, público e jurados visitam os restaurantes dando notas de 1 a 10 em atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco – sendo que o prato tem 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma.
Depois de eleitos os vencedores de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito o melhor buteco do Brasil. Em julho, em uma festa realizada em São Paulo, será revelado o campeão nacional. Vale destacar que o concurso é 100% viabilizado apor meio do patrocínio de empresas que apostam nos resultados, na conexão das marcas com os consumidores e na transformação de vidas dos pequenos negócios familiares.

Os vencedores de 2024, do Bar Peixaria Divina Providência – foto divulgação
0 comentários