logo
logo

Viajar pelo Uruguai de casa: links para navegar pelo país

por | abr 15, 2020 | Turismo | 0 Comentários

Em tempos de quarentena, o Uruguai oferece passeios virtuais por seus museus, bibliotecas, shows de balé, passeios turísticos  e até jogos que desafiam o conhecimento das pessoas sobre o país mais ao sul. A proposta é viajar sem sair de casa!

Candombe, Figari, tango, futebol, Plano Ceibal, chivito, chajá … são apenas algumas das palavras que descrevem o Uruguai e que podem ser acessadas hoje em um clique. Aqui seguem algumas sugestões para se inspirar e viajar quando tudo se normalizar, conforme recomendado pela Organização Mundial de Turismo e da Saúde.

Espetáculo "Titanic" do Teatro Solis, que conta com acervo online intenso

Espetáculo “Titanic” do Teatro Solis, que conta com acervo online intenso

Figari e Candombe

Os museus estão fechados como medida preventiva contra o coronavírus, mas alguns deles têm galerias de arte que são um salva-vidas para se entreter em casa e, ao mesmo tempo, viajar e aprender sobre a cultura uruguaia.

Museu Figari oferece dois passeios virtuais que incluem a exposição permanente de Pedro Figari e Juan Carlos Figari Castro, e a exposição “Estado de situación”, de Gerardo Mantero, que há alguns anos fazia parte do “Contactos”, um ciclo que  conectava os laços entre o legado de Figari e a criação artística contemporânea.

Também há um canal no YouTube com palestras, dissertações e algumas apresentações (como a coleção de pinturas europeias do uruguaio Milo Beretta); todos os catálogos importantes do museu; e o programa “En Foco”, com pinturas e obras com informações detalhadas.

Mais arte

Museu Nacional de Artes Visuais sugere explorar seus catálogos online completos com textos panorâmicos e obras de Rimer Cardillo, Pablo Uribe, Lacy Duarte e Guillermo Fernández, entre muitos outros; e passear em 3D por seus corredores enquanto desfruta de sua coleção, com obras notáveis como “La paraguaya”, de Juan Manuel Blanes, juntamente a peças de Joaquín Torres García, Manuel Espínola Gómez e Luis A Solari.

Confira outros passeios a museus virtuais aqui.

Passaporte na tela

Apenas em um clique da sala, pode-se viajar pelo canal do YouTube da TV Natural do Ministério de Turismo do Uruguai. É possível visitar paisagens do “Corredor de los Pájaros Pintados”, descobrindo suas cidades encantadoras ou visitando o Museu Anglo. Entre na região Centro-Sul e veja suas pitorescas vinícolas familiares; deixe-se levar pela região norte do país, com estreitos atípicos e seu clima subtropical; visite a capital, Montevidéu, e descubra o encanto de tudo o que circunda a região metropolitana.

Absorva ainda as águas do Atlântico, visite a região leste, cheia de praias, áreas protegidas e casas antigas. Desvende ainda os segredos da gastronomia uruguaia através da tela. Além disso tudo, se sua paixão é a sétima arte, você pode encontrar filmes produzidos no Uruguai aqui.

Ria em casa

Para quem já tem uma certa intimidade com o idioma, é possível acompanhar verdadeiras maratonas de stand-up ou os vídeos ao vivo de comédia procurando pela hashtag #ReiteEnCasa, criada por humoristas e comediantes uruguaios nas suas redes pessoais do Instagram. Mais de 30 comediantes participam, entre eles Ernesto Muniz, Paola Bianco, Maxi da Cruz, El Ronco e Seba Almada, entre muitos outros.

Plateia no sofá

Por meio do canal do YouTube, o Teatro Solís oferece apresentações artísticas, conferências, palestras e documentários, de quarta a domingo, às 21:00.

Quiz

O grupo Uruguay Alternativo também se junta à campanha #MeQuedoEnCasa e apresenta um jogo de pergunta e respostas sobre o Uruguai. Não deixe de testar seus conhecimentos sobre o país! 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *