logo
logo

Porto Seguro abriga diversidade cultural e preserva parte da história do Brasil

por | dez 10, 2019 | Viagens | 0 Comentários

Com pluralidade gastronômica e riqueza histórica e cultural, Porto Seguro oferece atrativos para todos os gostos. Um lugar único que faz parte da história do Brasil, a cidade ao sul da Bahia oferece passeios encantadores tanto em seu centro, quanto nos famosos distritos de Arraial d’Ajuda e Trancoso.

Uma das paradas mais interessantes e obrigatórias é o Centro Histórico de Porto Seguro, com destaque para o Marco do Descobrimento e Igreja de Nossa Senhora da Pena (padroeira da cidade), tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Ali, é possível conhecer os monumentos trazidos pelos portugueses, em torno de 1500, quando as primeiras caravelas chegaram à costa do Brasil.

Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira, em Porto Seguro. Fotos: Divulgação

Para quem quer conhecer e vivenciar a cultura indígena, vale visitar a Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira, onde é possível compartilhar o modo de vida de uma autêntica tribo de índios Pataxó. Com quase 830 hectares de vegetação nativa, o lugar tem ocas em toda a sua extensão. A culinária típica, com pratos como o peixe assado na folha da patioba, podem ser degustados na aldeia.

Ainda para os fãs de gastronomia, é bom saber que Arraial d’Ajuda abriga restaurantes das mais variadas especialidades e em diversos estilos. Em novembro, aconteceu o primeiro Festival Gastronômico de Arraial d’Ajuda – Esquina do Mundo, reunindo 24 restaurantes com sabores de cada canto do mundo.

Arraial D’Ajuda, visto por cima

Trancoso é realmente um capítulo à parte. O distrito é conhecido por seu lindo centro histórico e por praias que viraram cenários de novela. O popular Quadrado de Trancoso era apenas o local em que ficava a igreja da região, cercada de pequenas e coloridas casas de moradores até os anos 1970. Quase 50 anos depois, felizmente a arquitetura continua a mesma, preservada. A diferença é que praticamente todas as lindas casinhas deixaram de ser moradias e passaram a abrigar lojas de marcas famosas e restaurantes.

A histórica igreja de Trancoso

Música e arte fazem parte da essência do distrito. Desde 2012, sempre em março, Trancoso sedia um evento único no Brasil, o festival Música em Trancoso. Sua programação junta música clássica, popular, jazz, world music, com artistas exponenciais do Brasil e da cena mundial. Além dos espetáculos no Teatro L’Occitane, sede do festival, o Música em Trancoso realiza atividades gratuitas, como concertos ao livre, masterclasses e aulas de iniciação musical nas escolas públicas da região.

Em novembro, o vilarejo também foi palco do Mastercard Jazz Trancoso, que movimentou a Praça do Bosque e o Quadrado com artistas renomados como Daniel Jobim, Toninho Horta, Gabriel Guedes e Elba Ramalho.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *