logo
logo

Fazenda Águas Claras é o lugar ideal para quem busca sossego e ar puro

por | ago 17, 2020 | Turismo | 0 Comentários

Fazenda Águas Claras, em Itapira, é um hotel com o selo da associação Roteiro de Charme e é o lugar ideal para quem busca sossego e ar puro em uma centenária propriedade rural

DESDE MEADOS DO SÉCULO XIX, a Mogiana é o berço de alguns dos melhores cafés do Brasil. E um dos mais importantes produtores dessa região naquela época era a Fazenda Águas Claras, fundada em 1870 pelo comendador Araújo Cintra. Instalada nos contrafortes da Mantiqueira, a maior parte da propriedade fica em altitudes superiores aos 1.000 m, com aquele friozinho gostoso de noite. Com muitas nascentes de água cristalina – não por acaso as fontes de água mineral de Águas de Lindoia ficam a poucos quilômetros dali – os trechos de mata nativa que ainda resistem intocados são o lar de animais como capivaras, veados-mateiros, siriemas e até mesmo onças.

 

Na década de 1940, uma segunda sede foi erguida, maior e mais confortável. Por causa das várias crises da cafeicultura brasileira, a fazenda acabou tendo vários proprietários e foi se deteriorando, até que, em 1979, a propriedade foi adquirida pela família Aranha Barbosa, que a converteu em um exclusivo hotel com menos de dez quartos. A reforma envolveu uma cuidadosa restauração, para preservou as características originais dos casarões históricos, com suas estruturas aparentes de madeira nobre, paredes de taipa de pilão e portas e janelas ornamentadas com altos-relevos.

 

 

Hoje, os hóspedes têm também a seu dispor dois bangalôs mais afastados, com lareira e banheira de hidromassagem – ideais para casais apaixonados – e uma casa rural, perfeita para famílias, com três quartos, cozinha, ducha no quintal e varanda com vista para o lago. Se você é do tipo que gosta de acomodações de luxo, com amenities de grifes europeias, alta gastronomia, talheres de prata e porcelanas finas, este com certeza não é um lugar para você. A Hospedaria da Fazenda Águas Claras oferece aos seus hóspedes a oportunidade de vivenciar uma experiência imersiva em uma autêntica fazenda cafeeira do século XIX. Os quartos são confortáveis, mas sem ostentação e futilidades. Todos têm TV via satélite, dock station, wi-fi, frigobar, camas fofas, janelões amplos, sabonetes e xampus da Granado.

 

 

 

Já a oferta de comidas é uma festa para quem aprecia receitas caseiras, reconfortantes, sem gourmetização e com muito sabor. O café da manhã tem café fresco no bule, pão de queijo assado na hora, bolo saindo do forno e frutas orgânicas recém-colhidas no pomar. Quem quiser pode pedir ainda tapiocas e ovos mexidos ou omeletes. Na hora do almoço, as cozinheiras vão te enfeitiçar com outras delícias do repertório caipira – como a leitoa a pururuca, a galinhada e a carne seca com abóbora – e nas noites de sábado a melhor pedida é o festival de pizzas preparadas no forno a lenha. Quer mais? No fim da tarde, é servido um lanche, com mais gostosuras preparadas na hora, como o ultracremoso chocolate quente e o inacreditável bolo de pão de queijo!

 

 

 

 

De dia, a garotada se diverte andando a cavalo, pedalando até o mirante ou se esbaldando nas cachoeiras e na piscina. Quem quiser, pode participar de pescarias, acompanhar a ordenha das vacas ou ver de perto como é feito o beneficiamento e a torrefação dos grãos de café. O hotel tem ainda quadras de tênis, caiaques para quem quiser remar no lago e uma sauna – mas essa atividade deve permanecer interditada pelo menos até a descoberta de uma vacina para deter a disseminação do novo coronavírus.

Desde 2001, a Hospedaria Águas Claras pertence à Associação de Hotéis Roteiros de Charme, entidade reconhecida pelo compromisso de aliar conforto e qualidade de serviços, e que tem apoio da Unep (United Nations Environment Programme) pelo seu Código de Ética e Conduta Ambiental. O projeto de adaptação da Fazenda Águas Claras para o turismo rural se guiou por critérios, como a valorização histórico-cultural, a manutenção das atividades agrosilvopastoris e a preservação da natureza. As diárias  começam na faixa dos R$ 800 (para os apartamentos na casa-sede) e vão até os R$ 1.200 (pelos espaçosos e modernos bangalôs da colina).

Fazenda Águas Claras: Rodovia SP147, km 35 (entre Itapira e Lindoia). As reservas podem ser feitas pelo telefone 19 4126-0870 ou pelo site www.fazendaaguasclaras.com.br.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *