São Paulo e Florianópolis são as melhores cidades brasileiras para empreender

por | jun 12, 2023 | Franquias, Negócios | 0 Comentários

As cidades encabeçam o ranking com ambiente mais favorável para empreender; Cuiabá é outro centro urbano que concentra grandes oportunidades, por causa do boom da agropecuária

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a rede Endeavor acabam de publicar a edição 2023 do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE). O índice cria um ranking baseado em sete quesitos que podem ser determinantes no sucesso de um negócio. São eles: ambiente regulatório; infraestrutura; mercado; acesso ao capital; inovação; capital humano e cultura empreendedora.

As oito mais bem colocadas neste ano foram, pela ordem: São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Joinville (SC), Brasília (DF), Niterói (RJ), Boa Vista (RR), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ). São Paulo atingiu a primeira colocação geral por liderar nos quesitos acesso ao capital (é onde os empreendedores têm mais facilidade para financiar os seus negócios) e infraestrutura (como as condições urbanas, o custo da energia elétrica e o sistema logístico). Florianópolis, a capital catarinense, foi a campeã de inovação e onde se verificou o melhor capital humano (disponibilidade de mão de obra qualificada).

 

Vista aérea de Florianópolis, cidade no ranking como uma das melhores para empreender - foto divulgação

Vista aérea de Florianópolis – foto divulgação

 

Boa Vista, em Roraima, surpreendeu ao figurar no Top 10 desse ranking por se destacar no quesito cultura empreendedora. A cidade é um caso muito interessante de engajamento do poder público municipal no fomento ao empreendedorismo. Além de ter instituído uma Agência Municipal de Empreendedorismo e Fomento, conta com um programa de apoio aos pequenos negócios da cidade, que agiliza a oferta de microcrédito. Brasília foi outro destaque em termos de cultura empreendedora.

O ICE é uma importante ferramenta para que os governos municipais, estaduais e federal identifiquem os gargalos existentes para o empreendedorismo e possam direcionar com maior precisão as suas políticas públicas em prol de novos negócios. O índice também funciona como bússola que orienta os empreendedores a encontrar boas oportunidades no país. Para visualizar o ranking completo, acesse www.enap.gov.br.

Mas este não é o único indicador a ser analisado na hora de definir onde investir. É preciso acompanhar também as perspectivas e a evolução de cada mercado. Cuiabá, por exemplo, aparece na 41ªcolocação no ranking do ICE, mas hoje é considerada uma das cidades mais desejadas no universo das franquias, segundo a Associação Brasileira do Franchising (ABF).

A capital do Mato Grosso foi a segunda metrópole com mais inaugurações em 2022. O desempenho é associado à expansão do agronegócio – muito forte na região.

0 Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap