logo
logo

Mural colaborativo reúne ações culturais em meio à crise da Covid-19

por | abr 16, 2020 | Noticias | 0 Comentários

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) trouxe enormes desafios para a sociedade, que na cultura não são menores. O fechamento das instituições e equipamentos culturais, cancelamento de eventos, apresentações e exposições, impõem um cenário desafiador para o setor.

Mas a busca por formas de enfrentar esta crise é, também, uma oportunidade de transformação para uma sociedade com mais empatia e solidariedade. É o caso da iniciativa do Intermuseus, associação civil sem fins lucrativos (OSCIP), que elaborou um mural colaborativo para divulgar ações culturais no país.

Associação "Intermuseus" fortalece ações culturais em meio à pandemia

Associação “Intermuseus” fortalece ações culturais

O projeto de divulgação se divide em quatro pilares:

Cultura em Casa

Abrange os conteúdos online disponibilizados por museus, centros culturais, artistas, movimentos e coletivos. Um exemplo foi a chamada para a Exposição Digital do Museu da Diversidade Sexual, que contou com obras de artistas LGBT+ que evidenciam a luta contra a pandemia e aconteceu até a última quarta-feira (15/04). A convocatória agora é para artistas cearenses participarem da Exposição Digital “Arte em tempos de Covid-19”, organizada pelo Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC). Acompanhe!

Encontros

Dedicado às lives, webinars e cursos gratuitos oferecidos pelo setor. O grupo de criação artística paulista Marieta já programa encontros online para discutir o fomento e a curadoria de projetos culturais, que acontecerão por dois meses a partir do dia 5 de maio. Nesta seção, o Intermuseus também divulga a plataforma Artix, que busca valorizar a relação com a arte e os artistas durante e após o isolamento provocado pela Covid 19, conectando aqueles que buscam contratar um artista para um evento online por exemplo.

Fomento e Apoio

Espaço para editais e oportunidades da área para projetos, artistas e organizações. Como a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, que lança o edital “Cultura Presente nas Redes”, para fomentar propostas culturais que possam ser executadas e transmitidas via internet por artistas em todo território fluminense. Serão selecionadas 1500 apresentações com premiação de R$ 2.5 mil com recursos do Fundo Estadual de Cultura.

Doações e Engajamentos

Destaca mobilizações e movimentos para doações a populações em vulnerabilidade social. Um destaque é a iniciativa dos coletivos 8M na Quebrada, Periferia Segue Sangrando , Coletiva Luana Barbosa e mulheres da Zona Sul para arrecadar recursos para ajudar mulheres e famílias na Zona Sul de São Paulo afetadas duramente pela pandemia.

Não perca!

Ao acessar o site do Intermuseus, além de ficar por dentro de conteúdos, participar de programas e projetos, engajar-se em movimentos e doações, é possível colaborar divulgando novas iniciativas.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *