logo
logo

Multifranqueados se fortalecem e facilitam a vida da franqueadora

por | jun 1, 2019 | Franquias | 0 Comentários

Levantamento feito pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) revelou que 31% das 140 mil franquias em operação no país são administradas por franqueados multiunidades. Ter empreendedores que comandam mais de uma loja é bom para todo mundo: traz vantagens para a franqueadora e dá “musculatura” aos franqueados.

Para Alex Quezada, diretor de operações da 5àSec, o principal benefício de trabalhar com multifranqueados é a experiência deles, que torna a implantação de novas lojas mais rápida e mais simples.

Sua rede possui 448 unidades e apenas 173 franqueados, o que dá uma média de 2,5 lojas por empreendedor. “A gente poupa algumas etapas na hora de abrir uma nova unidade, e quem tem mais de uma loja já tem também um escritório e uma estrutura montada que pode ser compartilhada na gestão das demais. Isso gera uma boa economia em áreas como pagamentos, compras e marketing”, explica Carlos Fargete, que comanda 10 unidades da 5àSec.

Trabalhar com multifranqueados dá também segurança para o franqueador, como explica Marcelo Cordovil, diretor de expansão da rede Mania de Churrasco, com 68 operações em praças de alimentação de shoppings e de aeroportos. “É uma forma de expandir com baixo risco, uma vez que a franqueadora já conhece o franqueado e sua capacidade”, justifica.

Luiz Andreaza, diretor da rede de agências de viagens Vai Voando, corrobora essa mesma visão. “Sempre teremos mais confiança ao entregar uma região de alto potencial de vendas para um franqueado que tenha experiência. Ele já conhece o ‘caminho das pedras’, e isso facilita o trabalho da franqueadora na transmissão de know-how”.

Para quem está pensando em expandir seus negócios e tornar-se um multifranqueado, o consultor Pedro Almeida, diretor da Franchise Solutions, dá uma dica importante. “Muitos acreditam que o gestor de várias unidades perde o foco e não dedica aquela atenção integral à sua loja, mas a verdade é que ele apenas muda de papel: deixa de ser um executor e passa a ser mais um um gestor. Começa a ocupar-se de atividades mais estratégicas, que vão impactar nos resultados lá na frente”, conclui.

Mas ser um multifranqueado não é para qualquer um. Segundo o consultor Arlan Roque, autor do livro “Franquias – Tudo o que Você Precisa Saber”, o franqueado multiunidades é um empreendedor que, como anuncia esse nome “multi”, é dotado de habilidades múltiplas: “Precisa ter liderança, organização e capacidade de delegar. Já vi casos de gente que cresceu, errou, acertou, aprendeu e hoje comanda várias operações. E também conheci franqueados que, já na 2ª ou 3ª unidade, perderam o controle de seus negócios”, alerta Roque.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *