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O Made In Farm aproxima o cafeicultor dos seus compradores

por | maio 8, 2018 | Agronegócio | 0 Comentários

O café é tão comum em nosso dia a dia que às vezes nem pensamos no processo que existe por trás dele. Para todo grão que chega embalado em nossas cafeterias e supermercados, existe alguém que plantou, cuidou e colheu o café. Graças aos produtores rurais que podemos aproveitar uma boa xícara dessa que é a segunda bebida mais consumida no Brasil – só perdendo para a água.

Para valorizar o trabalho dos cafeicultores, a Rede Agroservices Bayer lançou a plataforma digital Made In Farm (madeinfarm.com.br). É um site onde, após fazer seu cadastro, você pode comprar vários tipos de café (torrados moídos, em grãos ou cápsulas) diretamente com o produtor. O site também tem uma seção chamada “de Grão em Grão”, disponibilizando as histórias dos agricultores que produzem os grãos de alta qualidade.

Uma dessas histórias é a da Fazenda Recanto Machado, localizada no sul de Minas Gerais, que a Revista 29HORAS teve a oportunidade de visitar. A fazenda cultiva café desde 1896 – dos seus 439 hectares, 40% são mantidos como Área de Preservação Permanente (APP). O resultado disso é um aumento na biodiversidade da região e a conquista da certificação internacional Rainforest Alliance, que atesta a sustentabilidade da propriedade.

“O Made In Farm nos coloca em contato direto com o consumidor final”, afirma Afrânio Paiva, que junto com a sua esposa Maria Selma Magalhães e sua filha Paula administram a fazenda. “Com isso a gente consegue fazer um preço mais justo, independentemente da oscilação de investidor. Fora que é um jeito das pessoas conhecerem mais a produção e valorizarem o nosso trabalho”.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), no Brasil se consomem 81 litros de café por habitante/ano. É certamente um mercado que ainda tem muito potencial de crescimento.

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