fbpx
logo
logo

Ritmos quentes latinos são tendência global e seguem em alta e a todo vapor

por | fev 19, 2021 | Coluna, Música | 0 Comentários

Não é de hoje que a disseminação da cultura pop de países latino-americanos vem ganhando força. Com um empurrãozinho digital, vemos e ouvimos muito mais produções dos nossos vizinhos latinos, seja no audiovisual, em séries e filmes que fazem sucesso nos streamings ou nas redes sociais, que têm o poder de viralizar músicas e danças literalmente da noite para o dia.

Há poucos anos, por exemplo, vimos o reggaeton, estilo musical de maior sucesso na América Latina, ultrapassar fronteiras e ser cantado por artistas das mais diversas vertentes musicais mundo afora. O ritmo, muito comparado ao funk brasileiro por suas origens periféricas, que enfrenta tantos preconceitos e estigmas, conseguiu atingir uma popularidade gigante e agregar diferentes tipos de público. Não à toa, vemos grandes artistas do pop brasileiro atual, como Anitta e Pablo Vittar, surfando nessa tendência e unindo forças com outros nomes de peso, como J Balvin, Maluma, Bad Bunny, Daddy Yankee, entre outros. Além disso, o reggaeton é também um dos gêneros que mais cresce dentro do Spotify.

É interessante perceber como a música latina já é vista com outros olhos. Por muito tempo, ao pensarmos em faixas cantadas em espanhol, era normal vir à cabeça canções românticas ouvidas em novelas, sem conhecermos e darmos o valor merecido à tamanha riqueza musical que nossos países vizinhos têm a oferecer. Citamos aqui, então, alguns artistas contemporâneos que vão muito além do reggaeton:

Lido Pimienta

Muito conhecida no universo underground do pop latino, a cantora e compositora de origem colombiana é um nome em alta. Em seu mais recente álbum “Miss Colombia”, ela passeia por diversos estilos, de ritmos tradicionais a experimentais. A capa, que ilustra esta coluna, no estilo quinceañera, é um espetáculo à parte.

Lido Pimienta - Foto divulgação
  • Save

Lido Pimienta – Foto divulgação

 

Devendra Banhart

Nascido no Texas, mas com ascendência venezuelana, o cantor é apaixonado pelos ritmos latinos. Na estrada há tempos, Devendra e seu som indie, aquele famoso “gostoso de ouvir”, canta em inglês, em espanhol e também em português. Inclusive tem músicas gravadas com Marisa Monte e Rodrigo Amarante.

Devendra Banhart - Moses Berkson
  • Save

Devendra Banhart – Foto Moses Berkson

 

Buscabulla

A dupla porto-riquenha lançou “Regresa” no ano passado , seu álbum de estreia conta uma história triste, mas de amor à pátria. Após o furacão Maria devastar Porto Rico, eles saem de Nova York, voltam a sua origem e produzem um disco com muito significado, mas sem perder a identidade dançante, cheia de groove e com muitas pitadas de eletrônico.

Buscabulla - Foto Mara Corsino
  • Save

Buscabulla – Foto Mara Corsino

 

Ficou interessado em escutar mais artistas latinos? Então aproveite para curtir a playlist que preparamos com os artistas citados aqui e muito mais. Dá o play!

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap