logo
logo

A biodiversidade brasileira precisa ser valorizada e conservada

por | nov 9, 2020 | Coluna, Sustentabilidade | 0 Comentários

Alerta biodiversidade!

No Brasil temos uma das maiores e mais ricas biodiversidades do mundo, e nossos seis biomas (Mata AtlânticaCaatingaCerradoAmazônia, Pantanal e Pampas), fundamentais para a qualidade e equilíbrio do planeta, requerem mais atenção. 

As queimadas no Pantanal este ano atingiram os maiores níveis já registrados na história, destruindo até agora cerca de 15% do bioma e áreas de preservação. Na Amazônia, um bioma úmido, onde não existe queimada que não seja causada pelo homem, também houve aumento de incêndios de proporções enormes nos últimos meses. 

Sabemos que as empresas têm um papel importante nesse cenário e integrar os biomas nos meios de produção nos mercados de moda, beleza e design, com modelos de desenvolvimento sustentável, são de fato as melhores formas de garantir subsistência para as comunidades locais e a preservação dos ecossistemas. 

  • Save

Nesse sentido, surgiu o projeto Amazonia 4.0, que representa uma nova forma de organização e produção de conhecimentos para a região amazônica, em que tecnologias avançadas, formação prática e ambientes de prototipagem, fortalecem o empreendedorismo da floresta em pé. “Precisamos pensar numa Amazônia 4.0, que seja explorada com valores de ontem, mas com as tecnologias de hoje”, disse o climatologista Carlos Nobre, um dos maiores pesquisadores brasileiros sobre mudanças climáticas e grande defensor do uso sustentável dos recursos da floresta. 

O Pacto Global lançou, recentemente, um guia com 10 princípios para empresas atuarem de forma responsável no bioma amazônico e funcionam como um norteador para as corporações.  

Em tempos de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ASC)empresas dos setores de moda, beleza e design podem engajar seus stakeholders e colaborar para que a biodiversidade brasileira seja valorizada e conservada.  Para conhecer os 10 Princípios Empresariais para uma Amazônia Sustentável, acessehttps://materiais.pactoglobal.org.br/10-principios-empresariais-amazonia-sustentavel

Vamos Juntxs! 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap