logo
logo

Neste feriado, explore a produção cultural de grandes artistas brasileiros

por | jan 22, 2021 | Cultura, Exposições | 0 Comentários

ESTE ANO NÃO VAI TER AQUELE BOLO, mas existem outras maneiras de celebrar o aniversário de São Paulo neste 25 de janeiro. Aproveite o feriado para conhecer melhor a produção de grande artistas brasileiros. Beatriz Milhazes expõe suas coloridas criações no Masp e no Itaú Cultural e Anelis Assumpção disponibiliza online o Museu Itamar Assumpção, com tudo sobre a vida e a obra desse genial músico, seu pai.

Mestre na tela

Itamar Assumpção foi cantor, compositor, escritor, instrumentista, ator e produtor. Para reunir e revisitar o seu legado na música brasileira e mundial, foi inaugurado um museu virtual com sua obra, vida e trajetória. Considerado um dos principais nomes da música independente e da chamada “Vanguarda Paulista”, Itamar liderou o movimento que, entre os anos de 1979 e 1985, dominou a capital paulista e foi referência para a cultura popular brasileira.

 

  • Save

Acervo do Museu Itamar Assumpção (MU.ITA) 1990 – Foto Glória Flugel

 

O Museu Itamar Assumpção (MU.ITA) tem direção geral da filha do cantor, Anelis Assumpção e conta com um acervo de 2 mil itens – como fotos, vídeos, músicas, textos, figurinos e acessórios originais –, a Sala Serena, espaço dedicado à memória de uma de suas filhas; uma loja com produtos exclusivos do museu, além de exposições de curta duração. Em janeiro, o artista plástico Dalton Paula – que já teve obras no Museu de Arte Moderna de Nova York, Masp e Pinacoteca – expõe retratos de Itamar e Serena Assumpção em diálogo com sua produção e pesquisas sobre saberes tradicionais da cultura negra.

 

  • Save

Ensaio fotográfico de Itamar Assumpção e a banda Isca de Polícia 1985 – Foto Oscar Bastos

 

Avenida da Arte

Uma das mais importantes artistas brasileiras da atualidade, Beatriz Milhazes ganha a maior exposição monográfica de sua carreira no Brasil; “Beatriz Milhazes: Avenida Paulista”. A mostra reúne cerca de 170 trabalhos, entre pinturas em grandes e pequenos formatos, esculturas, gravuras, colagens, além de obras inéditas que vêm de coleções privadas, sendo reveladas ao público pela primeira vez na exposição que segue em cartaz de forma conjunta no Itaú Cultural e no Masp.

A obra de Milhazes reflete formas e cores brasileiras, trazem referências artísticas desde o barroco até o modernismo e estabelecem relações entre a artista e seu entorno mais próximo, da sua cidade Rio de Janeiro e do bairro onde fica seu ateliê, o Jardim Botânico.  Atualmente, suas pinturas também estão em instituições como Centre Pompidou, em Paris, e Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madri.

 

  • Save

Obra Maracujola, de Beatriz Milhazes – Foto divulgação

 

Explore as exposições que evidenciam a relevância de artistas brasileiros e são opções para comemorar o aniversário de São Paulo!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap