logo
logo

Exposição “Marca da Terra” tem como tema a gastronomia de São Paulo

por | out 23, 2019 | Exposições | 0 Comentários

Fotógrafo integra seleção de artistas para a exposição "Marca da Terra"

Ipê florido no pomar. Foto: Delfim Martins / Divulgação

Para celebrar o mês de outubro, considerado o mês da gastronomia em São Paulo, a Curadoria do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo apresenta a exposição “Marca da Terra”, com peças de seu acervo em diálogo com quarenta fotografias de 4 artistas. Tanto as obras dos fotógrafos convidados quanto as do Acervo dos Palácios fazem referência à culinária local. A exposição fica aberta ao público até o dia 17 de novembro.

Fotografia de Henrique Peron selecionada para a exposição. Foto: Divulgação

Profissionais que já tinham seu trabalho voltado ao tema foram convidados para integrar a exposição. O português Delfim Martins, radicado na capital paulista há cerca de 60 anos, é um deles. Fotógrafo profissional desde 1973, especializou-se em fotografia agrícola, construindo um vasto acervo sobre a produção de alimentos no Brasil. Tem seu trabalho publicado em dezenas de livros sobre o tema no Brasil e no exterior.

O paulistano Rodrigo Bari também participa da iniciativa com suas fotografias. Formado em Marketing, em 2005, decidiu se dedicar totalmente à carreira de fotógrafo, associando sua produção autoral com o trabalho comercial e publicitário, focado em gastronomia. Antes de ser fotógrafo profissional, o também paulistano Henrique Peron era proprietário de um restaurante, que foi fechado para que ele se concentrasse em fotografia de alimentos. Já Iara Venanzi iniciou sua carreira profissional como fotógrafa em agência de publicidade, realizando durante vinte anos matérias em várias regiões do Brasil, bem como em diversos países do mundo, com enfoque em hábitos, cultura e comportamento.

Para dialogar com as fotografias, o Acervo dos Palácios expões peças de sua coleção, entre elas porcelanas francesas da primeira metade do século XX e utensílios domésticos, como bule e moedor de café, entre outros.

Iara Venanzi também participa da exposição com suas fotos. Foto: Divulgação

No mesmo espaço expositivo, quem visitar o Palácio dos Bandeirantes poderá apreciar outras importantes obras de arte, tais como “Operários”, de Tarsila do Amaral, “Festa do Divino em Parati”, de Djanira da Motta e Silva e o painel de Antonio Henrique Amaral intitulado “São Paulo – Brasil: criação, expansão e desenvolvimento”.

“Marca da Terra” integra o evento SP Gastronomia, com atividades gastronômicas distribuídas nas 16 macrorregiões do Estado durante o mês de outubro. A programação completa está disponível no portal do evento.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *