logo
logo

Mostra “Diálogo com o Tempo”, na Unibes Cultural, explora a terceira idade

por | Maio 8, 2018 | Exposições | 0 Comentários

Experimentar o mundo das pessoas idosas de forma criativa, educativa e divertida. Essa é a proposta de “Diálogo com o Tempo”, em cartaz na Unibes Cultural. A exposição, que já esteve na Alemanha, Suíça, Finlândia, Israel, Singapura e Taiwan, promove experiências interativas e intergeracionais e reflexões positivas sobre o envelhecimento e a longevidade. Os guias facilitadores da iniciativa são idosos de 70 a 90 anos.

Para Bruno Assami, diretor executivo da Unibes Cultural, um dos grandes desafios é introduzir o tema de forma ampla, reflexiva e potente. “Temos alguns estigmas sociais a serem vencidos no Brasil e, sem duvida, este é um deles”, ele afirma.

A exposição traz a possibilidade de vivenciar, por meio de jogos, simulações e brincadeiras, os efeitos físicos e as limitações relacionadas à idade. Por exemplo, subir escadas com pesos no corpo, tentar entender uma mensagem de voz com oscilações de volume, utilizar um controle remoto usando luvas… A ideia é quebrar paradigmas e preconceitos em relação aos idosos, ao mesmo tempo em que se desperta empatia e respeito. Em 2050, um terço da população mundial estará acima dos 65 anos e grande parte dessas pessoas irá alcançar uma idade muito avançada. A exposição, que estreou em 17 de abril, fica até 13 de outubro na Unibes.

Unibes Cultural: Rua Oscar Feire, 2500 (ao lado do Metrô Sumaré), tel. 3065-4333.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *