logo
logo

CCBB inaugura exposição do arquiteto Athos Bulcão

por | ago 17, 2018 | Exposições | 0 Comentários

Máscara criada por Athos Bulcão inspirada no filme 2001, uma Odisséia no Espaço

Máscara criada por Athos Bulcão inspirada no filme 2001, uma Odisséia no Espaço

O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo exibe a mostra “100 Anos de Athos Bulcão”, que celebra o nascimento, em 1918, deste grande artista. Pintor, escultor, desenhista e artista gráfico, o carioca Bulcão foi assistente do pintor Cândido Portinari e trabalhou com Oscar Niemeyer na construção de Brasília.

A exposição do CCBB procura homenagear o talento do artista que se conectou com a arquitetura, mas também com telas, tintas, pincéis, azulejos, fotografia e até cenários e figurinos. Um universo rico e fascinante, mapeado pelos curadores Marília Panitz e André Severo, que selecionaram mais de 300 trabalhos, alguns dos quais inéditos, criados entre os anos 1940 e 2005.

Dividida em vários núcleos, a mostra destaca a pintura figurativa do artista realizada nos anos 1940 e 1950; sua relação com a pintura sacra; os croquis feitos para o grupo de teatro O Tablado, do Rio de Janeiro; figurinos que ele fez para as óperas “Amahl e os Visitantes da Noite” de Menotti; e até os lenços que desenhou quando estava em Paris.

Serviço

CCBB – Rua Álvares Penteado, 112, Centro, tel. 3113-365. Entrada franca. Até 15 de outubro.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *