logo
logo

IMS recebe exposição de Chichico Alkmim

por | fev 6, 2018 | Exposições | 0 Comentários

Com estreia no dia 23 de janeiro, o IMS, localizado na Avenida Paulista, 2424, exibirá a mostra que reúne 300 imagens feitas por Francisco Augusto Alkmim (1886-1978), o Chichico. O fotógrafo mineiro autodidata foi responsável por compor um mosaico social de sua época na cidade de Diamantina; além de casamentos, batismos, velórios, festas tradicionais, eventos religiosos e a paisagem, ele fotografava a parcela mais pobre da população – o que não era um costume dos fotógrafos na época. Isso torna a obra de Alkmim ainda mais especial e um retrato fiel das primeiras décadas do século XX na região.

Maria Bernadette Alkmim, filha de Chichico Alkmim. Diamantina, MG, c. década de 1920

Em 1913, ele montou seu estúdio em Diamantina. Até então, Chichico era o único fotógrafo da cidade, e conseguiu capturar a transição entre modernização iniciada na prosperidade econômica e tradição da forte cultura local, registrando os eventos de lá até o início dos anos 1950.

Entre seus méritos, ele conseguiu extrair das pessoas expressões poéticas, em tom quase teatral, em uma época em que fotos eram posadas ao estilo do retrato familiar. Na exposição “Chichico, fotógrafo” você verá fotografias originais, objetos de seu laboratório e uma máquina de fole similar à utilizada por ele, em salas organizadas de acordo com as fases de seu trabalho.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *