logo
logo

O Theatro Municipal de São Paulo traz a seu palco a ópera Turandot

por | nov 9, 2018 | Espetáculos | 0 Comentários

O Theatro Municipal de São Paulo encerra sua temporada lírica de 2018 com a ópera Turandot, de Giacomo Puccini, uma das mais famosas obras do repertório italiano. A concepção e a direção são assinadas por um dos mais respeitados diretores cênicos brasileiros, André Heller-Lopes. As récitas acontecem de 16 a 24 de novembro, às 20h, e no dia 25, às 18h, com duração de três horas, contendo dois intervalos.

Turandot é a ópera inacabada de Giacomo Puccini que estreou no Teatro alla Scala, em Milão, em 1926. Como Puccini morreu antes de terminar a obra, coube ao compositor e pianista italiano Franco Alfano a tarefa de finalizá-la.  Nos anos 2000, o compositor italiano Luciano Berio escreveu um novo final para a produção.

A obra de três atos é ambientada na China, no tempo das fábulas, e recriada sob olhar da Commedia Dell’Arte italiana. A trama, com toques modernos, fala de uma princesa que evita se casar, impondo a todos os seus pretendentes que resolvam três enigmas correndo o risco de perderem suas vidas: quem não consegue solucioná-los tem sua cabeça cortada – ao começar a ópera quase 30 príncipes já morreram buscando vencer. Surge então um príncipe estrangeiro, que encantado pela princesa, arrisca sua própria vida pelo casamento.

Serão mais de 170 artistas se apresentando no palco. A Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo se apresenta sob o comando do maestro Roberto Minczuk, que também assina a direção musical do espetáculo. O Coro Lírico terá regência de Mário Zaccaro e o Coral Paulistano da maestrina Naomi Munakata.

Para a montagem de Heller-Lopes, o diretor musical e regente da Orquestra Sinfônica Municipal, Roberto Minczuk, decidiu utilizar o final tradicional de Franco Alfano. “Para mim é um final perfeito, triunfante.  A ópera termina para cima. É uma das características bacanas, que difere dos fins trágicos das outras óperas de Puccini, como Tosca e La Bohème. Em Turandot você chora de alegria com a força do espetáculo. Esse é o impacto que a ópera tem”, diz.

Para mais informações e compra de ingressos, clique aqui.

Theatro Municipal de São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, s/nº, República, São Paulo. Ingressos variam de R$ 40 a R$ 150. Do dia 16 ao 24, às 20h, e no dia 25, às 18h.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *