logo
logo

Documentário “Narciso em Férias” vai ao Festival de Veneza neste mês

por | set 1, 2020 | Cinema, Cultura | 0 Comentários

O DOCUMENTÁRIO “NARCISO EM FÉRIAS”, sobre a prisão de Caetano Veloso, durante a ditadura militar, foi selecionado para o 77.º Festival de Veneza, para a seção oficial Out of Competition. Escrito e dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil, o filme é produzido por Paula Lavigne e João Moreira Salles.

O Festival de Veneza acontece entre os dias 2 e 12 de setembro e é o primeiro a ser realizado depois do novo coronavírus, com uma programação reduzida. “É bonito ver como a cultura resiste a pandemias, guerras, ditaduras. Realizar, nessas condições, um festival importante como o de Veneza é a afirmação de que o cinema é fundamental para enfrentarmos tudo isso”, afirma Renato Terra. Para o diretor, os filmes do festival ganham também significado de resistência e de recomeço.

Ricardo Terra, um dos diretores do documentário produzido por Paula Lavigne e João Moreira Salles (Foto: Bruno Santos -Folhapress)

Em “Narciso em Férias”, Caetano Veloso relembra sua prisão, quando ele e Gilberto Gil foram retirados de suas casas em São Paulo por agentes à paisana no dia 27 de dezembro de 1968, e levados para uma prisão no Rio de Janeiro. “As pessoas simplesmente sumiam. É a radicalização brutal de um processo de divisão do país que alimentou o ódio e o medo. Nós não chegamos nessa radicalização. Mas os elementos de ódio e de medo, que deram início a esse processo, estão por aqui hoje”, ressalta.

O formato do documentário não é óbvio e evidencia toda a maneira de se expressar do cantor e compositor: os olhares, as pausas, gestos, silêncios, as frases longas. Não há outros depoimentos e imagens de arquivo. “Pensamos muito na forma de contar essa história. E o documentário brasileiro tem contribuído para expandir esses limites do gênero. Adoraria que o filme também trouxesse a discussão sobre as possibilidades do documentário e espero que o debate brasileiro não fique pautado pelo ódio”.

O longa chega à plataforma de streaming Globoplay no dia 7 de setembro.

 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *