logo
logo

Os incríveis vinhos italianos do grupo Farnese

por | fev 9, 2020 | Bebidas, Vinho | 0 Comentários

No dia 4 de fevereiro, a Casa Flora Importadora recebeu, no sofisticado restaurante Cantaloup, o embaixador do grupo italiano Farnese, Marco Scarinci, para uma apresentação dos vinhos especiais da marca.

O grupo Farnese representa as vinícolas Caldora, Cellaro, Luccarelli, Terre Natuzzi e Vigneti del Vulture. Trata-se de um nome expressivo na Itália, uma das mais prestigiadas vinícolas do país, que recebe, pelo 3º ano consecutivo, a premiação de melhor produto italiano pelo “Annuario dei Migliori Vini Italiani”. Essa distinção foi concedida especialmente porque a Farnese é detentora de práticas inovadoras de produção.

Responsabilidade social e ambiental

O grupo Farnese tem uma preocupação especial com o cultivo, que é feito de forma a preservar o solo e o meio ambiente. Também é conhecido por seu engajamento com as comunidades locais. Segundo Scarinci, há uma grande valorização da mão de obra, formada por agricultores da região, e de suas famílias. Um exemplo é a Caldora, uma das vinícolas que faz parte do grupo.

A Caldora tem como destaque o vinho Yume Montepulciano d’Abruzzo, que é elaborado a partir de vinhas velhas da propriedade da Associação “Proposta Living”, que ajuda jovens dependentes de drogas a se recuperarem. A qualidade das vinhas e a forte determinação dos moradores da Associação para dar um sentido não apenas econômico, mas também social, ao projeto, tornam esse vinho mais do que especial. Não à toa, o nome Yume vem da palavra japonesa que significa “sonho”. Uma contribuição importante na difícil missão contra o vício de drogas que a Farnese tem abraçado.

 

Terroir único

Outra das vinícolas do grupo Farnese, a Vigneti del Vulture está situada em um vasto território que se estende até o extremo norte da região Basilicata, dominado pelo austero Vulture Monte, um vulcão inativo.

Durante séculos os vulcões eram vistos como fonte de destruição e morte na região, mas hoje os agricultores desenvolveram técnicas que tornam o cultivo nessas terras um verdadeiro presente para os apreciadores de vinhos, aproveitando as potencialidades da lava natural e do solo formado por rochas ígneas, rico em minerais, capaz de conferir complexidade às uvas. O resultado é um vinho muito complexo e saboroso.

A inovadora Casa Flora

Referência de empresa de alimentos e bebidas em São Paulo e no Brasil, a Casa Flora é a representante do grupo italiano Farnese. Sua história, que completa 50 anos em 2020, envolve não apenas a representação das melhores marcas de vinhos do mundo, mas também de produtos gastronômicos como queijos, embutidos e acessórios diversos. O vasto portfólio da Casa Flora inclui mais de 2.000 itens oriundos dos quatro cantos do planeta, sem dúvida um dos mais completos e conceituados do mercado enogastronômico.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *