logo
logo

Bom de copo: drinques com zero álcool e muito sabor

por | out 16, 2019 | Bebidas | 0 Comentários

Em Nova York, Londres, Paris, Madri e várias outras cidades cosmopolitas, bebidas e drinques com zero álcool são uma tendência forte. Um motivo importante é o crescimento de pessoas que levam um estilo de vida mais saudável e evitam consumir grandes quantidades de álcool. Mas não é só isso.

Drinque Pink Lemonade, do Eugênia Bar e Café. Foto: Divulgação

Cada vez menos gente procura o efeito entorpecedor do álcool – aquela história de tomar dois coquetéis rapidinho para ficar louco. Ao contrário, hoje se busca a apreciação da bebida, para degustar a noite toda. As demandas são diferentes e as pessoas querem ter opções de consumo customizadas, sem comprometer o sabor. E os drinques com baixo teor permitem isso.

No Brasil, essa tendência ainda não vingou totalmente. A última onda que surgiu, e ainda é forte, é a do Gin Tônica, um coquetel de teor tédio. Acho que ainda vai levar um tempo para convencer os brasileiros de que drinques à base de vermute são interessantes.

Há um mundo de ingredientes para explorar nos drinques com zero álcool. Eles podem ser feitos com vermutes, xaropes artesanais de diversos sabores, ervas (como hortelã e alecrim), chás, água tônica, água de coco e gaseificada, especiarias, espumas e até mesmo aperitivos. Esses drinques não têm nada a ver com os coquetéis superaçucarados de antigamente.

As pessoas estão aprendendo a fugir do açúcar. Elas procuram algo diferente, com perfil mais cítrico ou refrescante. Um exemplo é o coquetel Pink Lemonade, do Eugênia Bar e Café. É o coquetel sem álcool mais pedido por lá, feito com xarope de morango artesanal, produzido na casa, suco de limão taiti e club soda.

Outras bebidas em alta nos bares e que, além de saudáveis, podem render criativos drinques, são os chás, o matchá (extraído da mesma erva que o chá verde) e o kombucha, probiótico produzido a partir da fermentação de chá adoçado das folhas da planta Camellia Sinensis.

Faça em casa

Muito refrescante para os dias quentes é o Lime Rickey, conhecido como Mojito Sem Álcool

Confira os ingredientes:

  • 5 folhas de hortelã
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 20 ml sumo de limão taiti
  • Água com gás

Modo de preparo:

Em um copo longo, macere as folhas com o açúcar, adicione o limão e encha de gelo. Complete com a água e misture. Finalize com um ramo de hortelã para decoração e, se tiver em casa, um lance de Angostura, de sabor amargo ou agridoce, que dá um toque charmoso. Mas se não tiver, fica gostoso do mesmo jeito.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *