fbpx
logo
logo

Todo dia é Dia Mundial da Água

por | mar 10, 2021 | Coluna, Lifestyle, Sustentabilidade | 0 Comentários

Em março comemoramos o Dia Mundial da Água (22/03), data criada pela ONU para conscientizar os setores públicos e privados, além da população em geral, sobre a importância da conservação e preservação dos recursos hídricos, tão fundamentais à vida no planeta. E como 2021 é um ano crucial para as questões climáticas, não posso deixar de alertar sobre a sincronia de duas pautas: água e clima.

As mudanças climáticas são todas as alterações no meio ambiente causadas pela própria natureza e pela ação das pessoas. Elas existem desde sempre, fazem parte do ciclo natural e já marcaram eras, como a do gelo. Porém, desde a Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, esse processo vem sendo extremamente acelerado pelas ações humanas, resultando no aumento da temperatura superficial da Terra e seus efeitos colaterais, como derretimento das geleiras, e chuvas e secas intensas e fora de época.

 

Foto - Divulgação
  • Save

Foto – Divulgação

 

A água é um dos recursos naturais mais afetados pelos efeitos da mudança do clima, já que seu ciclo depende de equilíbrio climático –, e cria boas condições para o bom funcionamento dos rios, oceanos e lagos, que nos abastecem não somente de água potável, como também são os responsáveis pela evaporação que causa as chuvas, mantendo os níveis de água saudáveis para que o ciclo nunca pare.

Os setores de moda, beleza e design são responsáveis por grandes emissões de CO2, que são gases de efeito estufa e que contribuem de forma negativa para a aceleração das mudanças climáticas. Muito tem se discutido, e várias empresas têm se comprometido a neutralizar suas emissões por meio do reflorestamento e plantio de árvores. É uma medida efetiva e, inclusive, nós do Movimento Ecoera temos um programa para colaborar com empresas nesse processo.

Mesmo sendo uma medida importantíssima, a neutralização de CO2 de atividades industriais, varejistas e corporativas não é suficiente para resolver as questões do clima. Temos que ir além e reduzir as emissões. E esse sim é o grande desafio. Com metas claras e um plano de ação, empresas de diversos portes já tem se movimentado e estão criando uma agenda positiva, em que criatividade e tecnologia caminham lado a lado para encontrar soluções inovadoras e sustentáveis.

E todos nós, cidadãos do planeta, podemos fazer nossa parte, economizando água e energia, reduzindo o uso de saco plástico e utilizando meios de transporte coletivos, além de estarmos atentos a consumir produtos de marcas responsáveis e que têm a mesma visão de mundo. Assim a responsabilidade é compartilhada e os benefícios, também.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap